A origem da família Inácio de Araújo (escrita também Ignácio de Araújo) ainda é incerta, porém registros apontam que parte dos integrantes moravam entre Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas (MG), principalmente nas localidades de Bom Jardim e Serra da Contagem, ambas em Jaboticatubas.
O registro mais antigo localizado da linhagem é o de batismo de Domingos Ignácio de Araújo, em 1850, filho de José Ignácio de Araújo e Anna Ricarda, registro feito na Capela da Lapa, atual Ravena, Sabará (MG). José Ignácio tinha um irmão chamado Francisco Ignácio de Araújo, provavelmente mais jovem, visto que os um filhos de Francisco casou com uma neta de José.
O nome de Anna Ricarda na região de Taquaraçu de Minas é estranho, pois há citação de ela ser madrinha de batismo de Perpetua, filha de uma de suas escravas. É possível que possa existir mais de uma Anna Ricarda na região de Taquaraçu naquela época, não sendo possível diferenciá-las. Também existe a possibilidade do Domingos citado no parágrafo anterior também ser um homônimo, pois seu filho Joaquim Ignácio Antão nasceu em 1901, uma idade avançada para ser pai.
O sobrenome complementar “Araújo Lima” também aparece em Caeté, no distrito de Roças Novas no início do século XIX. Temos ali um morador de nome Ignácio José de Araújo Lima, casado com Maria Cleopha de Almeida. Ignácio José era filho de Clemente José de Araújo Lima e Maria Francisca Ferreira. Clemente foi dono da fazenda Cuyabá em Caeté. O inventário de Maria Cleopha de Almeida em 1851 aponta que o casal tinha 8 filhos adultos vivos:
- José Ignácio de Araujo Lima (1815)
- João Ignácio de Araujo Lima (1818)
- Maria Ricarda de Araújo Lima (1820)
- Anna Maria de Araújo Lima (1822)
- Antônio Silvério de Araújo Lima (1824)
- Luíz Ignácio de Araújo Lima (1825)
- Candida Maria de Araújo Lima (1827)
- Francisca Maria de Araújo Lima (1830)
O nome “José Ignácio de Araújo Lima” chama atenção, pois equivale ao do “José Ignácio de Araújo” citado mais acima. Contudo, a falta do irmão Francisco na lista acima aponta que são dois José Ignácio, ainda mais por não haver citação da esposa do “José Ignácio de Araújo Lima” no inventário. Mas provavelmente devem ser parentes bem próximos, filhos de algum dos filhos homens de Ignácio José, já que normalmente carregam o sobrenome completo aos filhos.
Domingos Ignácio de Araújo casou-se com Francisca Ignácia de Jesus (ou Francisca Ignácio de Araújo), e tiveram ao menos três filhos, Joaquim, Braselina e Raimunda.
Joaquim Ignácio Antão, (o nome Antão vem de Santo Antão, visto que nasceu no dia 17 de janeiro, dia de veneração do Santo), veio a mudar com sua mulher, Milita Marques dos Santos e seus filhos pequenos por volta de 1940, formando residência ao lado da Fonte da Intendência, no bairro Camelos em Santa Luzia, porém veio a falecer jovem, prestes a completar 52 anos. Antão transferiu para seus filhos o sobrenome Inácio, junto com de sua esposa, formando a nova família Inácio dos Santos
Um dos filhos mais velhos, Joaquim Inácio dos Santos, era muito conhecido na cidade de Santa Luzia, pois foi um dos primeiros jornaleiros da cidade, e recebeu a alcunha de Quincota. Já na velhice resolveu retornar a sua terra natal e morar na comunidade fundada por seu avô, Hermelindo, chamada Casa de Telhas, no qual criou o pequeno jornalzinho “O Caditeense”.
Após essa geração o sobrenome Inácio deixou de ser usado, pois no costume atual os filhos carregam apenas o último sobrenome como sobrenome principal.
Braselina casou-se com Francisco Ignácio de Araújo Junior, porém faleceu com pouco tempo de casada, não sendo localizado até o momento descendentes. Raimunda casou-se com Juscelino Viriano de Magalhães, mudando posteriormente para o Rio de Janeiro.
Nomes referentes a família (pais, filhos e padrinhos):
- Domingos Ignácio de Araújo
- José Ignácio de Araújo
- Anna Ricarda
- Joaquim Ignácio Antão
- Francisco Ignácio de Araújo
- Emília Sebastiana do Sacramento
- Raimundo (filho de Francisco e Emília)
- Francisca Ignácio de Araújo (Ignácia de Jesus)
- Brazelina Ignácia de Araújo
- Antônio Ignácio de Araújo
- Maria Candida de Jesus
- Anna (filha de Antônio e Maria)
- José Ignácio d’Araújo Sobrinho
- Luiz Ignácio de Araújo
- Germana de Araújo
- José Ignácio de Araujo Lima (1815)
- João Ignácio de Araujo Lima (1818)
- Maria Ricarda de Araújo Lima (1820)
- Anna Maria de Araújo Lima (1822)
- Antônio Silvério de Araújo Lima (1824)
- Luíz Ignácio de Araújo Lima (1825)
- Candida Maria de Araújo Lima (1827)
- Francisca Maria de Araújo Lima (1830)
Citações em Livros, Jornais e Revistas
Alistamento militar – Foram nomeadas as seguintes comissões para se incumbirem dos trabalhos do alistamento militar:
COMARCA DE CAETÉ
Distrito de Roças Novas
Presidente; tenente Francisco Pedro Fernandes. Membros, José Maria Pereira de Mello e Luiz Ignacio de Araújo.
Meu pai se chamava José Inácio de Araújo..
Nascido em São José do Vale do Rio preto /Estado do Rio
Em 1918
Filho de Antônio Inácio de Araújo
Estou perdida da família…
Eu sou uma Araújo !
Olá Eliete!
Que bom saber que você também é da família Inácio de Araújo.
Contudo temos que verificar a origem do seu ramo. Pois muitas vezes a origem da família é diferente mesmo com o mesmo sobrenome. O meu ramo mesmo está localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, e tem várias famílias Inácio de Araújo aqui, cada um de uma cidade diferente, e não consegui detectar um antepassado em comum.
Como dica eu sugiro que você solicite a certidão de nascimento do seu pai, nela consta o nome dos pais e avós, além da naturalidade dos pais, assim é possível ver de onde eles são.
Isaac Daniel