Olá, caros leitores do “Genealogias”. Hoje, vou compartilhar com vocês a fascinante história de Domingos Marques Afonso, um personagem que definiu o curso da história em São Domingos do Prata, uma cidade no interior do Brasil.
Nascido em Estarreja, Aveiro, Portugal, Domingos Marques Afonso foi um dos primeiros a receber terras na região onde hoje se encontra a cidade de São Domingos do Prata. Conta a lenda que a origem da cidade está atrelada à uma aventura vivida por Domingos, uma história que atravessou séculos e é um exemplo palpável de sua inabalável fé.
Imaginem-se na mata, perdidos, desorientados, sem rumo de casa. Essa era a realidade de Domingos, que após entrar na floresta para caçar, encontrou-se nesta situação. Durante dias, sobreviveu comendo frutas e raízes, sempre com a constante ameaça de índios, animais ferozes ou serpentes venenosas.
A esperança de Afonso havia minguado, mas em sua resignação, este homem profundamente religioso buscou na fé a força para continuar. Ele fez uma prece à Deus, invocando a intercessão de seu padroeiro e homônimo, São Domingos de Gusmão. Na raiz de uma sapopema, ele gravou sua promessa: se encontrasse o caminho de volta para casa, doaria terra para o patrimônio, construiria uma capela e traria de Portugal uma imagem do santo.
E aqui é importante esclarecer: sapopema é uma palavra de origem tupi, ‘sau´pema’, que significa raiz chata. A sapopema é uma árvore caracterizada por suas raízes longas e planas que se expandem ao redor do tronco, acima do solo. Foi em uma dessas raízes que Afonso deixou sua marca.
Contra todas as probabilidades, Domingos encontrou o caminho de casa, evitando o destino fatídico que parecia inevitável. Este evento teria ocorrido em 1758 e de acordo com a lenda, um século depois, a inscrição na raiz da sapopema foi descoberta por Severino da Costa Leite. O código teria sido decifrado por Cipriano Vieira Marques, descendente de Domingos Marques Afonso, provavelmente informado pela tradição familiar.
Para homenagear este episódio e dar vida a esta história, criei uma obra de arte utilizando a inteligência artificial, que ilustra Domingos Marques Afonso perdido na mata. Esta imagem simboliza o poder da fé e a importância da determinação humana frente às adversidades.
A história de Domingos Marques Afonso não é apenas sobre a origem de São Domingos do Prata, mas também um testemunho de fé e resiliência. Suas decisões e devoção moldaram a comunidade que conhecemos hoje. E é isso que torna a genealogia tão fascinante – como as ações de uma pessoa podem definir o curso da história, influenciando gerações futuras.
Parabéns Isaac Daniel,
Estou encantada com a riqueza do seu trabalho.