Os Marques Affonso, grande família mineira tinha uma origem incerta. O único documento que ligava Domingos Marques Affonso e José Marques Villa com Portugal é o inventário do segundo, citando que ambos eram batizados na freguesia de Beduído, Estarreja. Tal descoberta foi realizada por pesquisas da historiadora Carla Linhares, que publicou os resultados em dois livros sobre a história de São Domingos do Prata. Já sabíamos que Domingos e José eram portugueses pelo livro de seu descendente Leônidas Marques Affonso, chamado “Histórias de Jaboticatubas”.
Contudo os registros de José, Domingos e seus filhos Luiz e Francisco ainda não estavam descobertos, inclusive não era possível saber se Luiz e Francisco eram Portugueses ou Brasileiros. Pesquisando nos livros da paróquia de Santiago de Beduído consegui localizar alguns registros importantes que irei compilar abaixo:
Considerações iniciais
O sobrenome Marques é muito comum em Estarreja no século XVII e XVIII, aparecendo em praticamente todos os registros de batismo. Então a pesquisa foi direcionada ao nome “Domingos Marques”, já que o “Affonso” parece ter sido usado apenas no Brasil. Com isso podemos localizar alguns Domingos Marques na região:
- Domingos Marques “do Agro”
- Domingos Marques “da Praça”
- Domingos Marques “da Vila de Estarreja”
- Domingos Marques Cazalinho “da Praça”
- Domingos Marques “do Outeiro”
- Domingos Marques “do Passo” (suposição, escrita pouco legível)
- Domingos Marques da Sylva “do Passo”
- Domingos Marques “da Pôvoa” (falecido em 1743)
- Domingos Marques Pires “de Beduído”
Nos registros entre os anos de 1742 a 1752 podemos ver um casal “Domingos Marques e Maria Marques” aparecendo como pais de 8 filhos, contudo no mínimo dois fatos mostram que tratam-se de dois casais com mesmos nomes:
- 1º fato: um casal citado como sendo “do Agro” e outro como sendo “da Praça”
- 2º fato: dois nascimentos em meses diferentes em 1749
Com isso podemos dividir os filhos dos casais pelo nome da localidade estabelecida no registro de batismo:
Casal Domingos Marques e Maria Marques “do Agro”
Foram localizados 5 registros de batismo para o casal Domingos Marques (Cazalinho) e Maria Marques “do Agro”:
- Francisco, nascido em 29 de março de 1743
- Domingos, nascido em 26 de agosto de 1744
- Manoel, nascido em 22 de maio de 1746
- Caetano, nascido em 15 de outubro de 1749
- Francisco, nascido em 21 de setembro de 1751
O segundo nome Francisco em 1751 indica possivelmente que o Francisco de 1743 possa ter falecido nesse período.
No livro de Casamentos de 1703 a 1742 de Santiago de Beduído há um registro de casamento de Domingos Marques filho de Domingos Marques em 21 de junho 1742:
[…] em face a igreja Domingos Marques filho legitimo de Domingos Marques e de Ignacia Rodrigues do lugar da praça, com Maria Marques filha legítima de Miguel Rodrigues e de Maria Marques de lugar do Agro […] Transcrição adaptada
Registros de Casamento de Beduído, Estarreja
No registro de Manoel (1746) a madrinha é “Isabel filha de Domingos Marques Cazalinho avô do batizado pela parte paterna”. Anos depois, em 1791, temos mais um registro de casamento que esclarece de vez a separação dos Domingos:
Aos trinta dias de Janeiro de mil setecentos e noventa e um, […] receberam por palavras de presente em face da Igreja de manhã nesta Igreja de Santiago de Beduído, […] Rodrigo Antonio Marques Marinho Rodrigues Cazalinho, filho do Alferes Domingos Marques Cazalinho e de sua mulher Maria Marques do lugar do Agro, desta freguesia de Santiago de Beduído, neto paterno de Domingos Marques Cazalinho e de Ignácia Rodrigues, e materno de Miguel Rodrigues e Maria Marques do lugar do Agro, com Jozepha Maria Marques Pires Couta, filha de Marcos Pires e Maria Marques da Povoa, desta freguesia, neta paterna de Domingos Pires e Maria João, e materna de Manoel Antão e Maria Marques Couta, todos do lugar da Povoa […] Transcrição adaptada
Registros de Casamento de Beduído, Estarreja, http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1083492 Folha 134.
Casal Domingos Marques e Maria Marques “da Praça”
Para o casal Domingos Marques (Affonso) e Maria Marques “da Praça” foram localizados entre 1742 a 1752 três registros:
- Manoel, nascido em 27 de outubro de 1745
- Joachim, nascido em 22 de setembro de 1747
- Luiz, nascido em 12 de maio de 1749
O registro de Luiz traz como testemunha Joze Marques, avô do batizado, como os pais de Domingos Marques Affonso já foram revelados, isso aponta que o pai de Maria Marques é Joze Marques.
Alferes Luiz Marques Affonso
O Alferes Luiz Marques Affonso viveu grande parte da sua vida em Jaboticatubas, Minas Gerais, de onde deixou grande descendência, confirmada pelos diversos “Marques” que ainda moram na cidade. Ele era bem respeitado e ganhou o título de Alferes por indicação de Inácio Pamplona. Luiz faleceu em 10 de janeiro de 1816, e há dois registros nos livros de óbitos de Santa Luzia, paróquia matriz da capela de Jaboticatubas, um com mais informações que o outro, e um destes registros diz que ele faleceu com 70 anos. Logo sua data de nascimento deveria ser próxima de 1746, podendo variar em alguns anos até.
No período de 1742 a 1752 foi possível localizar cerca de apenas 5 registros de batismo de “Luiz” ou “Luis”, mostrando ser um nome incomum para a região. Contudo apenas um registro o pai declarado era “Domingos Marques”, e foi o “da Praça”. O ano de 1749 bate com idade de óbito de Luiz Marques Affonso, pois o registro de óbito não tinha boa referência. Com isso podemos identificar o registro de batismo de Luiz Marques Affonso, filho de “Domingos Marques da Praça”.
Em atualização…