Nº 9 – Luiz Marques Afonso
Eu, abaixo assinado, possuo duas fazendas unidas, denominadas Lages e Engenho, no Distrito do Ribeirão do Raposo, desta Freguesia do Santíssimo Sacramento de Taquaraçu, [ilegível] ambas em uma, [ilegível] e quarto de extensão, e três quartos de [ilegível], confina com os termos de Elias Lopes da Silva e seus irmãos, Francisco Marques Afonso, Eduardo Marques Afonso, Manoel Victor de Mello e seu irmão, Ângelo da Costa Moreira, João Gonçalves de Mello, Gabriel Gonçalves, J[ilegível] da Silva, Cândida Catarina, José Pereira Felício[ilegível], Fortunato Procópio, Honorato José da Silva, Antônio Inácio de Cerqueira, Floriano Marques e Genoveva Gonçalves de Mello.
Assim, mais possuo um corte de terras de cultura com suas vertentes e campos na fazenda denominada Córrego de Santa Ana, no mesmo Distrito e Freguesia, calculadas em onze alqueires de campos e capoeiras. Confina com terras de Genoveva Gonçalves de Mello, Floriano Marques Afonso, Antônio Inácio de Cerqueira, Dona Rita Teodora da Costa, Antônio da Costa Moreira.
Possuo [ilegível] nesta mesma Freguesia um corte de terras de cultura no lugar denominado Paiol, que terá [ilegível] de extensão, um quarto de légua, e [ilegível] de largura, confina com terras de Francisco Marques Afonso, Ângelo da Costa Moreira, José Rodrigues de Sousa, Antônio da Costa Moreira, e com a Fazenda do Bom Jardim.
E, para constar no registro, faço esta declaração. Taquaraçu, quinze de maio de mil oitocentos e cinquenta e cinco.
(ass.) Luiz Marques Afonso
Fonte: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/terras_publicas/TP-1-226/124548.jpg
Nº 10 – Francisco Marques Afonso
Eu, abaixo assinado, possuo um sítio no lugar denominado Lages, neste Distrito e Freguesia de Taquaraçu, e [ilegível] em um quarto de légua de extensão e [ilegível]. Confina com terras de Elias Lopes da Silva e seus irmãos, e com Luiz Marques Afonso.
Possuo mais outro corte de terras no lugar Capoeira do Tamanduá, [ilegível] sete alqueires; confina com terras das Contendas, com os herdeiros do falecido Felisberto Gonçalves, Camillo Alves.
Possuo mais um corte de terras no lugar denominado Bahú, com um quarto de légua de extensão e meio de largura. Confinam com terras de Luiz Marques Afonso, Ângelo da Costa Moreira, Marianna e seus irmãos, José Joaquim, Manoel Afonso dos Santos.
Possuo mais outro corte de terras, que levará seus alqueires meio [ilegível], confina com terras de Luiz Marques Afonso e Eduardo Marques Afonso.
Todas estas terras situam-se neste Distrito e Freguesia.
E, para constar no registro, faço esta declaração. Raposo, quinze de maio de mil oitocentos e oitenta e cinco.
Intimação assinada Luiz Marques Afonso, por arrogo de seu irmão Francisco Marques Afonso
Fonte: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/terras_publicas/TP-1-226/124549.jpg
Nº 44 – José Moreira Amâncio
Eu, abaixo assinado, possuo neste Distrito e Freguesia do Santíssimo Sacramento de Taquaraçu [ilegível] uma fazenda denominada Morro Vermelho, que levará onze alqueires de terras de [ilegível] de campos [ilegível] irmãos, [ilegível] com terras de Antônio Ferreira Torres e Jerônimo Gonçalves de Mello; pelo poente, com terras da Fazenda dos Borges; pelo norte, com terras de Francisco Teixeira de Andrade; pelo sul, com terras do mesmo Antônio Ferreira Torres.
E, para constar no registro, faço esta declaração que assino.
Freguesia do Santíssimo Sacramento de Taquaraçu de Cima, vinte e três de fevereiro de mil oitocentos e cinquenta e seis.
(ass.) José Moreira Amâncio
Fonte: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/terras_publicas/TP-1-226/124563.jpg
122º – Manoel Gonçalves da Silva
Dizemos nós, abaixo assinados, viúva e herdeiros do falecido Capitão Manoel Martins Ferreira, que possuímos em comum uma fazenda de terras de cultura e campos de crias, [ilegível] de extensão de nascente a poente, três quartas de légua de norte a sul [ilegível] légua.
Confronta com Manoel Afonso dos Santos, herdeiros de Felisberto Martinho de Siqueira, Dona Josefa, Reverendo Domingos Borges de Araújo, Francisco Teixeira de Andrade.
Boiça, Vinte e quatro de março de mil oitocentos e cinquenta e seis.
Assinados: Rita Theodora da Costa, Florinda Candida da Costa, Manoel Gonçalves da Silva.
Fonte: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/terras_publicas/TP-1-226/124590.jpg