São José da Serra é uma comunidade em Jaboticatubas, MG, a 25 quilômetros da cidade. É banhada pelo Rio Jaboticatubas e possui diversas quedas d’água ao seu redor.
A fazenda original foi estabelecida por Félix da Costa, fundador do Recolhimento de Macaúbas, nas terras que lhe foram concedidas como sesmarias. Ele estabeleceu alguns empreendimentos pastoris, afim de angariar fundos com a venda de bovinos. Para isso entregou aos cuidados de José da Costa Soares a localidade de Serra, que cuidou até ser adquirida pelo seu segundo proprietário, José Teles de Menezes. Era uma fazenda muito prospera e se cultivavam cereais e cana de açúcar, do qual havia um bom engenho.
Depois de José Teles, esta fazenda passou a pertencer no início do século 19 ao Capitão Joaquim da Costa Vianna, e depois ao seu filho Padre João da Costa Vianna, tendo nomeado o local como “Fazenda da Varginha de São José”, mas também era conhecido como “Fazenda do Padre João”. O padre fora um dos que mais realizou batismos e casamentos na ermida erguida no local em nome de São José. Os primeiros batismos que foram registrados são do ano de 1828.
Posteriormente, provavelmente após o década de 1870, a fazenda foi adquirida por Veríssimo Moreira Marques, repassando aos seus descendentes.
Sabe alguma história sobre este lugar? Nos ajude a melhorar esse texto, compartilhe sua história nos comentários!
Gostei da história não conhecia. Mas gostaria de ler a sequência dela.
O Veríssimo é o meu tataravô. Conheci ontem, a neta do Aristides, filho do Veríssimo. Ela tem muitos registros. Pode te ajudar muito.